Suporte Técnico
A FIDELIDADE NA MODERNIDADE

Olá amigos,

No texto deste mês gostaria de abordar um assunto tão atual quanto polêmico: “ É possível manter-se fiel a uma marca de produto quando a evolução tecnológica nos apresenta novos produtos a cada dia?”

Notadamente no mercado de informática e de impressão digital, a tecnologia evolui dia-a-dia.

As sucessões de tipos e modelos de equipamentos que utilizam consumíveis diferentes uns dos outros e de tecnologias de trabalho a cada dia mais precisas se fazem aceitáveis na medida em que a impressão digital doméstica ou nos pequenos negócios está mais e mais perfeita e em consonância com os requerimentos dos consumidores.

Mas, por outro lado, aquela fidelidade do consumidor a uma ou outra marca de produto pode ficar abalada, pois os apelos dos produtos concorrentes tentam seduzir com inovações e diferenças tecnológicas, fazendo com que cada cliente se sinta compelido a experimentar “o novo” .

Nada contra o “experimentar”, pois assim evolui a ciência, a humanidade e a própria vida. Porém, alguns detalhes podem ajudar a entender essas relações de tradição X modernidade e de fidelidade X disponibilidade.

Vou me ater ao caso dos papéis para impressão por motivos óbvios, mas o aqui relatado se aplica muito bem a quase todos os produtos desse segmento.

No caso específico das impressões digitais, há que se pensar que um mesmo papel (fotográfico, por exemplo) de diferentes marcas pode conter diferentes tecnologias de fabricação, envolvendo certamente o uso de diferentes matérias primas e processos e, assim, adequando-se muito mais a um ou outro modelo de equipamento ou a uma ou outra tecnologia de expulsão de tintas ou ainda a uma ou outra formulação de tintas.

Dessa forma um determinado papel fotográfico de uma determinada marca pode adaptar-se muito melhor a uma ou outra marca de impressora e, mesmo dentro de uma mesma marca, a um ou outro modelo de equipamento.

A questão central é que a evolução acelerada dos equipamentos faz com que fabricantes de consumíveis não consigam fazer com que seus produtos acompanhem com a mesma velocidade as inovações das máquinas que a cada nova geração utilizam formulações de tintas diferentes.

O consumidor, por seu lado, ávido de qualidade e praticidade se sente sempre tentado a experimentar os novos produtos que lhe são apresentados, sempre focando o melhor CUSTO X BENEFÍCIO.

Os fabricantes de suprimentos (papéis, neste caso) procuram determinadamente manter seus produtos atuais e compatíveis com as novas tecnologias sem que isso represente um risco a compatibilidade com os equipamentos das gerações anteriores.

Na minha opinião o mais importante é o consumidor se manter atento aos rumos da tecnologia e firmar-se com fornecedores de consumíveis (neste caso papéis) que claramente mantenham-se também atualizados tecnologicamente e pesquisem incansavelmente novas formulações, processos e técnicas para, com isso, manter seus produtos adequados aos equipamentos existentes e, consequentemente, às necessidades dos consumidores.

Essa talvez seja a nossa maior missão na Filiperson. Nossos laboratórios de desenvolvimento trabalham sem parar nesse acompanhamento e na engenharia de novos produtos.

Temos o maior parque de coaters para a produção de bases impressíveis digitais do Brasil, o melhor e mais bem equipado laboratório de desenvolvimento e os profissionais mais qualificados.

Porém, podem acreditar, grande parte do nosso trabalho depende de vocês, consumidores clientes de nossa marca. Dos e-mails que recebemos diariamente narrando performances de nossos produtos em seus equipamentos, situações especiais de adequações, problemas, críticas, sugestões e , por que não, elogios é que traçamos nossa linha de trabalho.

Temos notícias de consumidores que na procura pelo “novo” acabam por dispender tempo, dinheiro e paciência, pois alguns fabricantes não mantêm o compromisso da compatibilidade, ou seja, a cada novo produto lançado esquecem-se dos anteriores e, assim, muitas vezes o consumidor é surpreendido por produtos “moderníssimos” que simplesmente não funcionam em seus equipamentos.

Sabemos da complexidade desse universo digital. Termos, rotinas e processos que nem sempre são totalmente dominados pelos consumidores. Nesse sentido, procuramos sempre manter aberto o canal de comunicação com nossos clientes e, assim, firmarmo-nos não só como fornecedores de produtos como também e principalmente como parceiros nessa jornada tecnológica.

A despeito das alterações dos equipamentos, apesar das mudanças nas tecnologias, estejam certos, sempre, de que os produtos FILIPAPER manter-se-ão atuais, compatíveis e com a qualidade que sempre os destacou no mercado.

Enviem seus e-mails, sugiram, critiquem, perguntem e acompanhem os desenvolvimentos dos produtos, afinal o maior beneficiado, alvo de nossas atenções é sempre VOCÊ.

Um abraço a todos e até o próximo mês.

Daniel Grassiotto
Gerente da Unidade Digital
Filiperson Papéis Especiais
daniel@filiperson.com.br